sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Integrantes do GPEnBio ministrarão minicursos na 9ª SEPEX

 O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia- GPEnBio, do Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica estará ministrando minicursos durante a 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC, de 20 a 23 de outubro de 2010.

Os minicursos disponibilizados pelos integrantes do GPEnBIO são, em sua maioria, resultados de seus temas de pesquisa de mestrado e doutorado. A SEPEX mostra-se como uma ótima oportunidade de levar estas pesquisas à comunidade. Estes são os minicursos oferecidos pela equipe GPEnBio:


-Articulações entre o ENEM e a formação do leitor em sala de aula de ciências (Mestrando José Pedro Simas Filho, Marinilde Tadeu Karat, Vanderlei André Cima, Andresa Vieira Machado, Fatima Suely Ribeiro Cunha)

Descrição: Problematização e reflexão das possibilidades de leitura e produção de sentidos dos enunciados do ENEM. Contribuições dos estudos das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Análise de Discurso (AD) na educação científica e tecnológica. Considerações sobre o relatório pedagógico do ENEM e atividades realizadas no EM e EF, envolvendo questões do ENEM. 

- Problematizar o funcionamento da leitura no ensino de ciências a partir de questões do ENEM. - Discutir possíveis sentidos de ciência e tecnologia produzidos nas leituras destas questões. - Apresentar alguns resultados da aplicação de questões do ENEM em turmas do EM e no relatório pedagógico deste processo avaliativo.

Professores de Biologia, Química e Física do Ensino Médio (EM) e professores de Ciências do Ensino Fundamental (EF)

Leituras do ENEM e possibilidades de relações entre ciência, tecnologia e sociedade na escola

17

-Conceitualização – Metáforas – Interdisciplinaridade: limites e possibilidades no ensino de Ciências  (Mestranda Marilisa Hoffmann, Doutorandos Leandro Duso e Lúcio Silvério, Profª Dra. Sylvia Maestrelli)

Descrição: É possível estabelecer um diálogo entre o uso de conceitos e de metáforas numa abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências? A simples articulação destes aspectos representa um desafio atual para a prática docente. Quais os limites e as potencialidades desta relação? Para problematizar essa situação realizaremos uma atividade didática chamada “Rally Cultural”. Essa atividade é uma adaptação das corridas de orientação, a partir de um tema em que são propostas situações-problema por meio de cartas, em cada etapa do percurso. Posteriormente debateremos a possibilidade de integrar esses aspectos no ensino de diferentes temas em Ciências.

Discutir os limites e possibilidades do encontro desses três aspectos pedagógicos na prática docente em sala de aula.

Alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Professores de Biologia/Ciências

Analogias e metáforas no Ensino de Biologia. Atividades Interdisciplinares. Resolução de Problemas no Ensino de Genética. Práticas pedagógicas no Ensino de Biologia.

20

-Laboratórios e Salas-Ambiente de Ciências: Vivências e Aprendizagens no Contexto Escolar (Mestranda Karine Oliveira das Neves e Camila Alarcon Guedes)

O ensino de ciências sob o viés da utilização de laboratórios ou salas ambientes de ciências, através da inserção de atividades práticas experimentais, fazem parte da realidade de oito escolas da rede de ensino municipal de Florianópolis. O presente minicurso apresentará no primeiro momento a história da implantação destes espaços educativos, bem como o funcionamento e a estrutura dos mesmos. No segundo momento, ofereceremos oficinas de práticas pedagógicas e experimentais, aliadas à exposição de materiais e equipamentos dos laboratórios e salas ambientes de ciências do município.

Conhecer e problematizar os laboratórios e salas ambientes de ciências da rede de ensino municipal de Florianópolis. Vivenciar e experimentar experiências práticas pedagógicas no ensino de ciências, à luz de oficinas e experimentos em laboratórios e salas ambientes.

O minicurso se dirige aos estudantes de graduação dos curos de Ciências Biológicas e Pedagogia. E público em geral interessado no tema em questão.

1. O Programa Educação Integral e a história dos espaços educativos diferenciados: laboratórios e salas ambientes de ciências. 2. Oficinas pedagógicas e experimentais (solicitar aos participantes que tragam uma meia de nylon. 3. Exposição de materiais e equipamentos dos laboratórios de ciências.

25


Maiores informações quanto à inscrição, acesse: http://www.sepex.ufsc.br/
Inscrições para participação em Minicursos: 27/09/2010 a 12/10/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário