segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Declaração de Tartu- Educação Científica e Tecnológica

A conferência Mundial em Educação Científica e Tecnológica realizada em Tartu na Estônia entre 28 de junho e 02 de julho de 2010 elaborou uma declaração –  chamada de Declaração de Tartu.  A declaração acordada foi a seguinte:

Nós, participantes da conferência, vindos de 35 países, acreditamos que no  século 21 a Educação Científica e Tecnológica (ECT[2]) deverá preparar os  estudantes para um desenvolvimento rápido das sociedades baseadas em  conhecimento.
Acesso à educação de alta qualidade é direito fundamental de todos para preparar cidadãos com responsabilidade global em um mundo sustentável.  Considerações humanas que necessitam orientando reflexão, planejamento e ações relacionadas a Educação Científica e Tecnológica incluem respeito por direitos humanos, saúde, paz, alívio da pobreza, diversidade cultural; conhecimentos nativos e equidade
de gênero.
Os jovens são naturalmente curiosos sobre seu mundo e questões que as (os) afetam pessoalmente, localmente e globalmente.  Crescentemente eles têm indicado interesses na ciência e na tecnologia atual.
A grande prioridade é encorajar aprendizes confiantes para toda a vida, com habilidades, atitudes e capacidades de prosperar em sociedades complexas. 
Planejar e implementar a efetiva Educação Científica e Tecnológica necessita levar em consideração contextos morais, éticos e carregados de valores nos quais a ciência e a tecnologia estão situadas.  Educação Científica e Tecnológica incluem ênfase no desenvolvimento de competências para a vida tais como a
resolução de problemas, a tomada de decisões e a aprendizagem e o trabalho cooperativo.
Cada vez mais o papel do professor da Educação Científica e Tecnológica é prover ligações entre os estudantes e as fontes especializadas de Ciência e Tecnologia.  Os currículos deveriam permitir aos estudantes participar de uma educação Científica e Tecnológica que seja atraente, experiencial e que inclua
envolvimento físico.  Isso deve ocorrer em um conjunto de contextos relevantes, com base na necessidade de saber, e aproveitando a curiosidade natural das crianças.  Tecnologias de Informação e Comunicação, particularmente a internet, estão se tornando cada vez mais ferramentas essenciais para os estudantes
interagirem com a ciência e a tecnologia.  Preocupações com saúde e segurança são parte integral e importante da Educação Científica e Tecnológica.
Os participantes da Conferência chamam todos os envolvidos em pesquisa, desenvolvimento de políticas públicas e práticas em Educação Científica e Tecnológica para implementar esta declaração em suas regiões do mundo, reconhecendo o papel chave dos professores. Nós afirmamos e proclamamos que:
·         Educação Científica e Tecnológica inovadora é de fundamental importância ao longo da vida e deve começar nos primeiros anos;
·         O principal objetivo da Educação Científica e Tecnológica é a cidadania ética e ativa; a tomada responsável de decisões baseada em evidências; e altos níveis de satisfação em Educação Científica e Tecnológica;
·         A Educação Científica e Tecnológica permite que os estudantes desenvolvam e apliquem cientificamente os entendimentos conceituais, possibilitando que o contexto tenha sentido em seu mundo em desenvolvimento.
·         Aprendizagem interdisciplinar em contextos relevantes é essencial para refletir a natureza profissional da ciência e da ciência do cotidiano e permite aos professores ampliarem as questões e os interesses dos estudantes.
·         Uma abordagem integrada de Educação Científica e Tecnológica necessita ser implementada, porque a ciência e a tecnologia são inseparáveis conforme nos movemos para o futuro;
·         O envolvimento dos estudantes nas decisões sobre sua própria aprendizagem na Educação Científica e Tecnológica é essencial;
·         Uma abordagem investigativa é central na Educação Científica e Tecnológica, na qual os estudantes formulam questões científicas e tecnológicas e investigam tais questões e constroem e aplicam entendimentos conceituais;
·         É necessário implementar políticas públicas e práticas de avaliação que melhorem a aprendizagem dos estudantes;
·         Alta qualidade na formação inicial e apoio a formação continuada de professores são essenciais para que os professores criem uma Educação Científica e Tecnológica rica, relevante; interessante, atual e oportuna;
·         As pesquisas com base em evidências devem informar as políticas de Educação Científica e Tecnológica, e as pesquisas em Educação Científica e Tecnológicas devem ser encorajadas e apoiadas.

________________________________

[1]Tradução de Christiane Gioppo com a colaboração dos colegas Adriana Mohr
(UFSC); Agnaldo Arroio (USP); Isabel Martins (UFRJ) e Roberto Nardi
(UNESP-Bauru).
[2](NT: Em inglês a sigla para Science and Technology Education é STE).

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Seminário PPGECT: “Como entender o gene no século XXI?”

Quem é o convidado? Prof. Dr. Charbel Niño El-Hani (UFBA)

Quando? 03/11/10

Onde? Sala PG 07-CFM

Horário? 14 horas

Todos Convidados!

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Laboratórios e Salas Ambiente de Ciências: Vivências e Aprendizagens no Contexto Escolar





Dentro da programação da 9ª SEPEX da Universidade Federal de Santa Catarina, realizou-se no dia 20/10/2010 às 14 horas na sala 66 do PPGECT, o minicurso "Laboratórios e Salas Ambiente de Ciências: Vivências e Aprendizagens no Contexto Escolar" ministrado pela integrante do Gpenbio e mestranda do PPGECT Karine Oliveira das Neves e pela professora do Laboratório de Ciências da EBM Dilma Lúcia dos Santos, Camila Guedes. O diálogo e a troca de experiências entre os participantes do encontro e as ministrantes, fortaleceram as discussões e reflexões sobre o tema abordado. 
No primeiro momento, os alunos e professores presentes conheceram os Laboratórios ou Salas Ambiente de Ciências de oito escolas da rede de ensino municipal. Em seguida, tiveram a oportunidade de praticar com algumas atividades experimentais. E por último, possibilitou-se a visualização de materiais e equipamentos que fazem parte do ambiente de Laboratório da EBM Dilma Lúcia dos Santos. Agradecemos a participação de todos, pois abrilhantaram e enriqueceram a tarde do dia 20, com suas experiências, suas dúvidas e suas buscas. Até a próxima!

domingo, 24 de outubro de 2010

Conceitualização-Metáforas-Interdisciplinaridade: Limites e Possibilidades no Ensino de Ciências




Realizou-se no dia 21 de outubro, durante a 9ª Semana de Pesquisa, Ensino e Extensão da UFSC, o minicurso "Conceitualização-Metáforas-Interdisciplinaridade: Limites e Possibilidades no Ensino de Ciências",  ministrado pelos integrantes do GPenBio, doutorandos Leandro Duso e Lúcio Ribeiro Silvério e mestranda Marilisa Bialvo Hoffmann, com apoio da Prof. Dra. Sylvia Maestrelli. Foi uma tarde de produtivas discussões em torno do tema proposto, que rendeu boas reflexões entre os presentes. Os ministrantes agradecem à aluna da química, Nayara e ao colega do GPenBio, Rogério, que abrilhantaram o minicurso com suas presenças, aprendendo e ensinando!

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

GPenBio presente em Eventos Nacionais de Ensino

 
 O GPenBio esteve muito bem representado por Leandro Duso, Patrícia Pereira, José Pedro Simas e Karine das Neves no Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia-SINECT, em Ponta Grossa-PR e no III Encontro Nacional de Ensino de Biologia, realizado em Fortaleza-CE. Em breve, maiores informações sobre cada evento. Confira as fotos:





sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Integrantes do GPEnBio ministrarão minicursos na 9ª SEPEX

 O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia- GPEnBio, do Programa de Pós-Graduação em Educação Cientifica e Tecnológica estará ministrando minicursos durante a 9ª Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão (SEPEX) da UFSC, de 20 a 23 de outubro de 2010.

Os minicursos disponibilizados pelos integrantes do GPEnBIO são, em sua maioria, resultados de seus temas de pesquisa de mestrado e doutorado. A SEPEX mostra-se como uma ótima oportunidade de levar estas pesquisas à comunidade. Estes são os minicursos oferecidos pela equipe GPEnBio:


-Articulações entre o ENEM e a formação do leitor em sala de aula de ciências (Mestrando José Pedro Simas Filho, Marinilde Tadeu Karat, Vanderlei André Cima, Andresa Vieira Machado, Fatima Suely Ribeiro Cunha)

Descrição: Problematização e reflexão das possibilidades de leitura e produção de sentidos dos enunciados do ENEM. Contribuições dos estudos das relações entre Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e da Análise de Discurso (AD) na educação científica e tecnológica. Considerações sobre o relatório pedagógico do ENEM e atividades realizadas no EM e EF, envolvendo questões do ENEM. 

- Problematizar o funcionamento da leitura no ensino de ciências a partir de questões do ENEM. - Discutir possíveis sentidos de ciência e tecnologia produzidos nas leituras destas questões. - Apresentar alguns resultados da aplicação de questões do ENEM em turmas do EM e no relatório pedagógico deste processo avaliativo.

Professores de Biologia, Química e Física do Ensino Médio (EM) e professores de Ciências do Ensino Fundamental (EF)

Leituras do ENEM e possibilidades de relações entre ciência, tecnologia e sociedade na escola

17

-Conceitualização – Metáforas – Interdisciplinaridade: limites e possibilidades no ensino de Ciências  (Mestranda Marilisa Hoffmann, Doutorandos Leandro Duso e Lúcio Silvério, Profª Dra. Sylvia Maestrelli)

Descrição: É possível estabelecer um diálogo entre o uso de conceitos e de metáforas numa abordagem interdisciplinar no ensino de Ciências? A simples articulação destes aspectos representa um desafio atual para a prática docente. Quais os limites e as potencialidades desta relação? Para problematizar essa situação realizaremos uma atividade didática chamada “Rally Cultural”. Essa atividade é uma adaptação das corridas de orientação, a partir de um tema em que são propostas situações-problema por meio de cartas, em cada etapa do percurso. Posteriormente debateremos a possibilidade de integrar esses aspectos no ensino de diferentes temas em Ciências.

Discutir os limites e possibilidades do encontro desses três aspectos pedagógicos na prática docente em sala de aula.

Alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Professores de Biologia/Ciências

Analogias e metáforas no Ensino de Biologia. Atividades Interdisciplinares. Resolução de Problemas no Ensino de Genética. Práticas pedagógicas no Ensino de Biologia.

20

-Laboratórios e Salas-Ambiente de Ciências: Vivências e Aprendizagens no Contexto Escolar (Mestranda Karine Oliveira das Neves e Camila Alarcon Guedes)

O ensino de ciências sob o viés da utilização de laboratórios ou salas ambientes de ciências, através da inserção de atividades práticas experimentais, fazem parte da realidade de oito escolas da rede de ensino municipal de Florianópolis. O presente minicurso apresentará no primeiro momento a história da implantação destes espaços educativos, bem como o funcionamento e a estrutura dos mesmos. No segundo momento, ofereceremos oficinas de práticas pedagógicas e experimentais, aliadas à exposição de materiais e equipamentos dos laboratórios e salas ambientes de ciências do município.

Conhecer e problematizar os laboratórios e salas ambientes de ciências da rede de ensino municipal de Florianópolis. Vivenciar e experimentar experiências práticas pedagógicas no ensino de ciências, à luz de oficinas e experimentos em laboratórios e salas ambientes.

O minicurso se dirige aos estudantes de graduação dos curos de Ciências Biológicas e Pedagogia. E público em geral interessado no tema em questão.

1. O Programa Educação Integral e a história dos espaços educativos diferenciados: laboratórios e salas ambientes de ciências. 2. Oficinas pedagógicas e experimentais (solicitar aos participantes que tragam uma meia de nylon. 3. Exposição de materiais e equipamentos dos laboratórios de ciências.

25


Maiores informações quanto à inscrição, acesse: http://www.sepex.ufsc.br/
Inscrições para participação em Minicursos: 27/09/2010 a 12/10/2010

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Seminário PPGECT- 27/09/10: GPEnBio presente!

O GPEnBio se fez presente no Seminário PPGECT do dia 27/09/10. Com o tema "Currículo Crítico na formação do docente em Ciências Biológicas: Fundamentos Freireanos para uma abordagem interdisciplinar", o palestrante, Prof. Dr. Antônio Fernando Gouvêa (UFSCar), proporcionou aos presentes uma agradável manhã de discussões, sensibilizando os presentes quanto à prática Freireana e sua importância na prática pedagógica dos professores no Ensino de Ciências.

sábado, 25 de setembro de 2010

Doutorandos representam o GPEnBio em evento da UNIVESC, em Lages

Dia 24 de setembro, O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia (GPEnBIo), se fez presente na 1ª Semana UNIVESC de Biologia, em Lages, onde os doutorandos do PPGECT, Leandro Duso e Lucio Silvério apresentaram palestra intitulada “Tópicos Atuais em Biologia e Formação de Professores” para os alunos de Licenciatura de Biologia, seguida de uma sessão de debates bastante produtiva.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Encontro de Estudos- dia 23/09/10


Ocorreu no dia 23/09/10, mais um encontro de estudos do GPEnBio. "Temas Controversos no ensino de Ciências e Biologia" foi o assunto abordado pelos doutorandos Leandro Duso e Lúcio Silvério, que articularam as discussões e motivaram o grupo para o debate. Os slides utilizados na apresentação encontram-se disponíveis no campo "textos de apoio", de nosso blog.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Seminário PPGECT: Currículo Crítico na formação do docente em Ciências Biológicas: Fundamentos Freireanos para uma abordagem interdisciplinar

Qual é o tema? Currículo Crítico na formação do docente em Ciências Biológicas: Fundamentos Freireanos para uma abordagem interdisciplinar.
Quando? 27 de setembro de 2010
Quem é o convidado? Prof. Dr. Antônio Fernando Gouvêa da Silva   Ver Lattes
Que horário? 9 horas
Onde? sala PG 7 - CFM

Todos Convidados!

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Encontro de Estudos- 16/09/10





Realizou-se no dia 16 de setembro de 2010 a reunião de estudos do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia do PPGECT/UFSC. Na ocasião, o doutorando Lucio Ely Silvério apresentou ao grupo uma síntese das principais ideias da Tese de Iône Pinsson Slongo, intitulada "A Produção Acadêmica em Ensino de Biologia: um estudo a partir de Dissertações e Teses". Considerando a importância do tema, os componentes do grupo puderam refletir e debater sobre as informações apresentadas, de forma a traçar um panorama das pesquisas já realizadas na área de Ensino de Biologia. A apresentação (PPT) apresentada pelo doutorando Lúcio encontra-se disponível no campo "Textos de Apoio" de nosso blog.


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

GPEnBio presente no Seminário PPGECT



O Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia se fez presente na palestra realizada pelo PPGECT, com o professor Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade, da UNICAMP. Foi uma tarde muito proveitosa e agradável, onde discutiu-se sobre a questão da Dengue, a partir de novos olhares e concepções.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Seminário PPGECT- Educação formal e Informal sobre a Dengue e o Controle de Vetor


Qual é o tema?  Educação formal e Informal sobre a Dengue e o Controle de Vetor
Quando? Dia 09/09/10
Quem é o convidado? Prof. Dr. Carlos Fernando Salgueirosa de Andrade Ver Lattes
Que horário?14h 
Onde? sala PG 7 - CFM

Todos Convidados!


Dia do Biólogo- 03 de Setembro

Somos Biólogos

     Somos soldados altaneiros em grande missão, dispostos a servir, a se desdobrar, a evoluir em favor da vida. Tudo nos encanta e nos compele a doar nossa proteção, nossa sabedoria, nosso tempo. Quase nos transformamos em um Exército de Salvação e Esperança para o planeta.

    É certo que cada um presente sobre a Terra tem seu papel, sua importância, seus deveres e suas responsabilidades; mas, coube ao Biólogo guardar a chama da vida. Graças a sua formação multifacetada, o Biólogo caminha com desenvoltura pelos caminhos do saber e desempenha orientação decisiva nas tomadas de grandes decisões.

    Onde há um Biólogo há sem dúvida um elo mais forte entre o universo e os seres humanos, a luz cálida a iluminar a perspectiva de novos amanhãs.    

Parabéns colegas, pelo nosso dia! Dia do BIOLÓGO!

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Encontro Inaugural

Realizou-se no dia 26 de agosto de 2010, o encontro inaugural do Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Biologia, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. Na ocasião, discutiu-se os rumos do Grupo, a importância da iniciativa e o planejamento das ações para os próximos meses. Estiveram presentes os doutorandos Lúcio Silvério, Leandro Duso e Patrícia Pereira e os mestrandos Rogério Sena, José Pedro Simas, Marilisa Hoffmann e Karine Neves. O próximo encontro do grupo realizar-se-á no dia 9 de setembro.